Histórico
A Unidade de Gestão Estratégica de Dados Acadêmicos e Institucionais (GEDAI) da Universidade de Brasília (UnB) é uma iniciativa do Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO), contando com a participação de diversos setores da universidade. Foi motivada por experiências nacionais e internacionais. No âmbito nacional, teve inspiração no projeto Métricas.edu, da FAPESP, e, principalmente, na Unidade de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico da USP e na Unidade de Dados Institucionais e Suporte à Decisão da UNICAMP. No contexto internacional, o GEDAI foi influenciado por diversas unidades, especialmente dos Estados Unidos e Canadá, que possuem experiências que remontam à década de 1960, contando com uma área de prática e uma de estudos acadêmicos mais bem estruturadas, denominada Pesquisa Institucional (Institutional Research).
Na UnB, foram desenvolvidas iniciativas isoladas e independentes ao longo do tempo para estruturação e fornecimento de dados institucionais, especialmente pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) e pelo DPO da universidade. A partir de 2020, o DPO observou a crescente demanda por indicadores de desempenho institucional, seja administrativo, acadêmico ou de produção científica. A necessidade de fornecer dados confiáveis de forma ágil, para rankings, órgãos governamentais, planejamento de políticas institucionais e para a prestação de contas à sociedade, ensejou a realização de diversos esforços coordenados.
Com isso, a partir de 2021, o DPO passou a realizar esforços adicionais para a estruturação de uma unidade de dados e indicadores na universidade, dando origem a alguns projetos de pesquisa que envolvem diversos setores da universidade. Pesquisadores e técnicas vinculadas à Biblioteca Central (BCE), Faculdade de Ciência da Informação (FCI), DPO e STI têm desenvolvido ações para a implantação da unidade na UnB. Uma das primeiras ações do grupo foi a compilação e organização de dados para a participação da UnB no ranking THE Impact Rankings, onde foram alcançados resultados exitosos. A UnB emergiu, no contexto brasileiro, em terceira posição, juntamente com a Unesp, atrás da USP e da UNICAMP, que ocupam a primeira e a segunda colocação no THE Impact Rankings.
A partir de 2022, a equipe engajada na implantação da Unidade de Dados da UnB está desenvolvendo análises e pesquisas com vistas a identificar, organizar e disponibilizar indicadores cruciais para a universidade. Foram preliminarmente elaboradas análises da literatura e sites de unidades de universidades com o intuito de identificar conceitos, modelos de gestão, tecnologias utilizadas, indicadores e fontes de informação. O projeto está em fase de prototipagem, onde a definição dos indicadores é realizada concomitantemente ao desenho do modelo tecnológico de coleta, tratamento, organização, recuperação e visualização das informações e indicadores
Missão
A GEDAI da Universidade de Brasília (UnB) tem como missão transformar dados acadêmicos e institucionais em conhecimento estratégico, promovendo a excelência e a transparência na gestão da informação. Nossa unidade busca integrar, organizar e disponibilizar indicadores de desempenho confiáveis e relevantes, que sirvam de base para o planejamento institucional, suporte à tomada de decisões, e prestação de contas à sociedade. Com uma abordagem colaborativa e inovadora, inspiramo-nos nas melhores práticas nacionais e internacionais para contribuir para o desenvolvimento sustentável e a melhoria contínua da qualidade acadêmica e administrativa da UnB.
Equipe
Prof. Fernando César Lima Leite
Faculdade de Ciência da Informação Biblioteca Central
Prof. Dalton Lopes Martins
Faculdade de Ciência da Informação
Prof. João de Melo Maricato
Faculdade de Ciência da Informação
Prof. Márcio de Carvalho Victorino
Faculdade de Ciência da Informação
Marília Augusta de Freitas
Biblioteca Central
Ricardo Vinícius Mendes Rosa
Biblioteca Central
Guilherme Viana Ferreira
Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional
Roberto de Freitas Neder
Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional
Rodrigo da Fonseca Silveira
Secretaria de Tecnologia da Informação
Andrei Lima Queiroz
Secretaria de Tecnologia da Informação
Tiago Medina Chagas
Secretaria de Tecnologia da Informação
Raquel Viana
Biblioteca Central
Henrique Alves de Lima
Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Física