O Escritório de Gestão Estratégica de Dados Acadêmicos e Institucionais (GEDAI) da Universidade de Brasília (UnB) é uma iniciativa do Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO), contando com a participação de diversos setores da universidade. Foi motivada por experiências nacionais e internacionais. No âmbito nacional, teve inspiração no projeto Métricas.edu, da FAPESP, e, principalmente, na Unidade de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico da USP e na Unidade de Dados Institucionais e Suporte à Decisão da UNICAMP. No contexto internacional, o GEDAI foi influenciado por diversas unidades, especialmente dos Estados Unidos e Canadá, que possuem experiências que remontam à década de 1960, contando com uma área de prática e uma de estudos acadêmicos mais bem estruturadas, denominada Pesquisa Institucional (Institutional Research).

Na UnB, foram desenvolvidas iniciativas isoladas e independentes ao longo do tempo para estruturação e fornecimento de dados institucionais, especialmente pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) e pelo DPO da universidade. A partir de 2020, o DPO observou a crescente demanda por indicadores de desempenho institucional, seja administrativo, acadêmico ou de produção científica. A necessidade de fornecer dados confiáveis de forma ágil, para rankings, órgãos governamentais, planejamento de políticas institucionais e para a prestação de contas à sociedade, ensejou a realização de diversos esforços coordenados.

Com isso, a partir de 2021, o DPO passou a realizar esforços adicionais para a estruturação de uma unidade de dados e indicadores na universidade, dando origem a alguns projetos de pesquisa que envolvem diversos setores da universidade. Pesquisadores e técnicas vinculadas à Biblioteca Central (BCE), Faculdade de Ciência da Informação (FCI), DPO e STI têm desenvolvido ações para a implantação da unidade na UnB. Uma das primeiras ações do grupo foi a compilação e organização de dados para a participação da UnB no ranking THE Impact Rankings, onde foram alcançados resultados exitosos. A UnB emergiu, no contexto brasileiro, em terceira posição, juntamente com a Unesp, atrás da USP e da UNICAMP, que ocupam a primeira e a segunda colocação no THE Impact Rankings. A UnB emergiu, no contexto brasileiro, em terceira posição, juntamente com a Unesp, atrás da USP e da UNICAMP, que ocupam a primeira e a segunda colocação no THE Impact Rankings.

A partir de 2022, a equipe engajada na implantação do Escritório de Dados da UnB está desenvolvendo análises e pesquisas com vistas a identificar, organizar e disponibilizar indicadores cruciais para a universidade. com vistas a identificar, organizar e disponibilizar indicadores cruciais para a universidade. Foram preliminarmente elaboradas análises da literatura e sites de unidades de universidades com o intuito de identificar conceitos, modelos de gestão, tecnologias utilizadas, indicadores e fontes de informação. O projeto está em fase de prototipagem, onde a definição dos indicadores é realizada concomitantemente ao desenho do modelo tecnológico de coleta, tratamento, organização, recuperação e visualização das informações e indicadores.

O GEDAI da Universidade de Brasília (UnB) tem como missão transformar dados acadêmicos e institucionais em conhecimento estratégico, promovendo a excelência e a transparência na gestão da informação. Nossa unidade busca integrar, organizar e disponibilizar indicadores de desempenho confiáveis e relevantes, que sirvam de base para o planejamento institucional, suporte à tomada de decisões, e prestação de contas à sociedade. Com uma abordagem colaborativa e inovadora, inspiramo-nos nas melhores práticas nacionais e internacionais para contribuir para o desenvolvimento sustentável e a melhoria contínua da qualidade acadêmica e administrativa da UnB.

Prof. Fernando César Lima Leite​

Faculdade de Ciência da Informação

Prof. Dalton Lopes Martins​

Faculdade de Ciência da Informação

Prof. João de Melo Maricato​

Faculdade de Ciência da Informação

Prof. Márcio Victorino​

Faculdade de Ciência da Informação

Marília Augusta de Freitas​

Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional

Guilherme Viana Ferreira​

Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional​

Roberto de Freitas Neder​

Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional​

Ricardo Vinícius Mendes Rosa​

Biblioteca Central​​

Raquel Viana​

Biblioteca Central​​

Thais Saager

Biblioteca Central​​

Andrei Lima Queiroz​​

Secretaria de Tecnologia da Informação​​

Tiago Medina Chagas​

Secretaria de Tecnologia da Informação​​

Rodrigo da Fonseca Silveira​

Secretaria de Tecnologia da Informação​​

Henrique Alves de Lima​​

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Física​

João Carlos Silva de O. Matos

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação